terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Escolha

A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo.
Sartre, J. P.

    Essa é uma das minhas citações favoritas. Principalmente, por ser uma grande verdade.
    Costuma ser extremamente difícil, para a maioria das pessoas, tomar alguma decisão ao longo da vida (seja ela qual for). O que é totalmente justificável, já que escolhendo estamos, ao mesmo tempo, deixando a outra (ou outras) opção para trás, "perdendo" a oportunidade de mudar de ideia e de saber se a outra opção teria sido melhor e aquela chuva de "e se..." começa a rondar.

    Como seria possível ser fácil abrir mão de algo?

    Então, já que é tão difícil, poderíamos não decidir...
    Não escolher nenhuma das opções. Certo?!

    E é aqui que a citação passa a fazer sentido.

    Ao não tomar uma decisão, você acaba escolhendo do mesmo jeito... E ainda deixando para trás a chance de qualquer outra decisão que pudesse ter tomado.
    Desse modo, penso eu, acaba-se perdendo a oportunidade de uma escolha que poderia fazer toda a diferença na sua vida e, talvez, pudesse ser fundamental para a sua felicidade de um modo geral.

    Eu decido fazer as minhas escolhas e você?

2 comentários:

  1. Ótimo texto, escolhas devem ser feitas e opções sempre existiram, a questão é se a pessoa esta preparado para lidar com suas próprias escolhas, sejam elas boas a ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes, não temos tempo de aprender a lidar com as escolhas. O mundo anda cada vez mais imediatista e ao não estar preparado, deixamos de lado nosso poder de decisão e ficamos no "campo seguro" de decidir não escolher. Que na minha opinião, é onde mais perdemos oportunidades.

      Excluir

Não era você

 Não era você, sou eu. Tão clichê, mas tão real. Não há explicação melhor para te contar algo que já deveria ter dito. Não era você. A pesso...